Agentes de saúde da rede pública municipal de Criciúma estarão reunidos na tarde desta segunda-feira, 2, com a Vigilância em Saúde do município, para definir os padrões de triagem e identificação de pronto atendimento em casos suspeitos de Coronavírus. A ação serve como uma atitude de prevenção para que os agentes de saúde estejam preparados para lidar com esses casos do vírus.
A intenção é que seja criado e fixado no município um Grupo de Plano de Contingência de Combate ao Coronavírus, que contaria com agentes da Atenção Básica e da Vigilância Epidemiológica, na área de agravos e infectologistas.
“Estamos desde janeiro distribuindo materiais didáticos referentes à informação e a prevenção do Coronavírus em Criciúma, e a fixação de um Grupo de Contingência vem justamente para que profissionais capacitados elaborem maneiras eficazes para atuar na prevenção do Corona já nas casas de saúde do município”, destacou a Gerente de Vigilância em Saúde, Andréia Bertoncini.
Andréia destaca também três tipos de situações clínicas que são levadas em consideração para definir um paciente como suspeito. A primeira delas é quando o paciente se encontra com febre, sintomas gripais fortes e histórico de viagem para determinados países. O segundo, é quando a pessoa possui febre, sintomas gripais e contato com um suspeito de ter contraído o vírus nos últimos 14 dias. Já o terceiro, e mais grave de todos, é quando a pessoa possui febre, sintomas de forte gripe e contato com alguém que já contraiu o vírus.