Uma agroindústria familiar teve seus negócios completamente transformados pela Agroponte. A Cooperativa Nova Vida, de Içara, está na maior feira de agronegócio do Sul de Santa Catarina há quatro anos. O forte no estande são as polpas e espetinhos de fruta. O que iniciou com a produção de 10 mil quilos por ano, aumentou, somente em 2022, 180 mil quilos.
“A Agroponte nos ajudou muito. No início era um estande bem pequeno, só com o fondue. Hoje nós estamos trazendo bem mais produtos. Apareceram muitos contatos e parcerias através da Agroponte”, disse o fundador da pequena indústria familiar Jadson Biff.
As polpas eram, inicialmente, distribuídas nas escolas da região através da Cooperativa Nova Vida e hoje são transportadas para estados como São Paulo, Rondônia e Rio Grande do Sul, todos de contatos que nasceram na Agroponte.
“No início o foco eram as escolas, hoje elas correspondem, mais ou menos, a 15% da produção, o restante já é tudo para fora. Para as escolas a gente entrega 2 a 3 mil quilos por semana, pra fora se carrega de carreta fechada”, enfatizou.
A família pretende expandir para uma diversidade maior de produtos orgânicos. Não são produzidos por eles, mas revendidos pela região. O objetivo é expandir a linha de venda. Além disso, eles trabalham em um projeto novo de abrir uma loja direta para o consumidor.
“Abriu um leque muito grande e ainda está abrindo”, disse Jadson. “No início, quando eu comecei a fazer, a polpa do maracujá era tirada de colher, depois se usava um freezer com aspirador e, hoje, temos uma máquina que consegue fazer 10 mil quilos de polpa por dia. Foi uma evolução!”, comemorou.