Uma raça suína, chamada Moura, foi recuperada e agora é uma das novidades apresentadas em Criciúma, durante a 11ª edição da AgroPonte. O animal foi exposto no estande da Embrapa pela primeira vez em uma feira no país.
Conforme o técnico Nilson Woloszyn essa raça foi resgatada por um professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). "Ele entrou em contato com a Embrapa para nós darmos sequência a esse trabalho. A Embrapa absorveu esses animais, registrou eles no sistema de registro genealógico e, na sequência, fomos fazendo os cruzamentos e buscando em outras famílias para não termos problemas de parentesco", explica.
Diz-se que a espécie do suíno foi recuperada porque não houve uma extinção, mas não se tinha o acompanhamento e registro do animal. "Vários agricultores tinham pequenas criações, mas criavam sem cuidado com os parentescos, mais pelo consumo. Então foi feito o resgate, mas a raça nunca foi extinta, foi simplesmente resgatada e trazida para uma granja que pôde certificar e fazer um acompanhamento e controle da genealogia", comenta o técnico.
Conforme Woloszyn, o Moura é um suíno cuja qualidade da carne tem bastante destaque. "Ele tem de especial a qualidade da carne, que é mais vermelha, mais maciez, suculência e sabor", enfatiza.