No primeiro dia de outubro de 1995, dez jovens da região se reuniram oficialmente com o objetivo de promover e estimular o espírito de liderança empresarial no sul de Santa Catarina. Assim nascia a Associação de Jovens Empreendedores de Criciúma (AJE), que completa 25 anos nesta quinta-feira, 1.
Atual presidente da associação, Gabriel Damiani ressalta que foram 25 anos de muitas mudanças para a AJE. “Começamos com dez pessoas em 1995 e hoje já são mais de 100 associados pagantes e presentes, abordando temas e desenvolvimentos bem atuais necessários e buscados pelos jovens de hoje em dia”, pontuou.
Uma das principais mudanças acompanhadas pela AJE desde de 1995 para cá foi, certamente, o avanço da tecnologia. Segundo Damiani, o ano de 2020 veio para consolidar ainda mais o uso de algumas tecnologias, que estão se mostrando essenciais durante a pandemia do novo coronavírus.
Com tantas mudanças e avanços, o maior desafio para o jovem empreendedor da região ainda é a parte de gestão e vendas, segundo afirma o presidente da AJE. “A gestão geralmente depende um pouco mais da empresa, e na questão de vendas conseguimos dar algum auxílio aos canais, trazendo inspirações e compartilhando ideias de sucesso aos empreendedores”, declarou Damiani.
Atualmente, a AJE é integrada à Associação Empresarial de Criciúma (Acic), e trabalha principalmente com jovens entre 25 e 35 anos (ainda que não haja limite de idade para participar). Nesta quinta-feira, um dos dez primeiros membros da instituição, Oscar Balsini, participará de uma live no Youtube da AJE, compartilhando ideias e experiências.