O tenis mundial tem um novo líder: Carlos Alcaraz.
Com apenas 19 anos, a grande promessa do momento no esporte, chamado por muito de "novo Nadal", deu mais um passo importante na carreira na noite deste domingo, em pleno dia 11 de setembro, em Nova Iorque (EUA). Ao vencer o norueguês Casper Ruud por 3 sets a 1, sendo um deles no tie break, Alcaraz venceu o US Open 2022, seu primeiro Grand Slam, sendo o mais jovem a fazê-lo nos últimos 20 anos.
Vencer um Grand Slam e se tornar número um do ranking da ATP é novidade para Carlitos, mas não para seu treinador e mentor Juan Carlos Ferrero, que está com o jovem desde o início da carreira. E, nessa história juntos, está Criciúma (SC).
Em fevereiro de 2019 os dois estiveram no Banana Bowl, evento do circuito juvenil de tênis, participando da etapa realizada na Sociedade Recreativa Mampituba. O 4oito acompanhou a presença do ex-campeão Ferrero e junto ao pupilo Alcaraz.
Na época, Carlos Alcaraz Garfia tinha apenas 15 anos de idade e era número 60 do ranking júnior de seu país. Era descrito pelo treinador como “um jovem de muito potencial, mas que tinha que crescer um pouquinho ainda. Estava, segundo Ferrero, começando a ter bons resultados e este torneio era importante para ele.
Bem... Ele cresceu, apareceu e agora lidera o ranking. Tudo isso antes do 20 anos.