Foi sofrido. Foi suado, Foi na garra, na alma e no coração que o Tigre conquistou o retorno à Série B do Campeonato Brasileiro.
O acesso veio em vitória por 1x0 sobre o Paysandu, em Belém do Pará, aliado à vitória por 3x1 do Ituano sobre o Botafogo-PB. O predestinado a fazer o gol foi o atacante Henan, inclusive, o primeiro dele com a camisa carvoeira.
No ano que vem, o Carvoeiro estará novamente na segunda divisão nacional, competição que jogou pela útlimas vez em 2019.
Nada no primeiro tempo
O Criciúma começou pressionando e criou a primeira oportunidade aos dois minutos. Alemão cruzou, mas a zaga do Papão afastou.Aos sete, os donos da casa chegaram no ataque com bola levantada na área, mas Thiago Santos não conseguiu dominar. Tiro de meta para Criciúma.
Aos dez, o Paysandu tentou de novo, mas o chute de fora da área passou longe do gol defendido por Gustavo.
Dois minutos mais tarde, o Carvoeiro chegou de novo. Henan fez grande jogada dentro da área, bateu forte e Victor Souza evitou o gol do Tigre.
Aos 21, Dudu Figueiredo cobrou escanteio e o goleiro afastou, na sobra, o Criciúma ficou no ataque, mas desperdiçou a oportunidade.
Aos 23, Eduardo tentou, porém foi pressionado por Marino que colocou a bola para lateral. Aos 32, Dudu Figueiredo arriscou chute de fora da área, mas a bola saiu pela linha de fundo.
O Paysandu tentou de novo um minuto depois. O chute de Jhonatan foi muito longe do gol.
Na sequência, o Tricolor chegou mais uma vez. Bola cruzada na área e a zaga dos donos da casa afastaram o perigo e o primeiro tempo terminou mesmo com o placar fechado.
De Hygor para Henan. De Henan para o gol do acesso
O técnico Claudio Tencati colocou o time de volta a campo com duas alterações. Minho e Hygor foram para o jogo e mudaram o cenário.
Antes mesmo do primeiro minuto, o Carvoeiro chegou forte no ataque e já arrancou o escanteio. Hygor fez grande jogada pela lateral, cruzou, o goleiro tirou, na sobra o zagueiro jogou pela linha de fundo.
O Tricolor seguiu em cima do Papão e aos três minutos já havia arrancado quatro escanteios.
Mas a festa feio aos dez minutos. Novamente Hygor fez grande jogada, cruzou da direita e Henan, de cabeça, mandou para as redes para abrir o placar no Estádio da Curuzu.
O gol do acesso doTigre narrado por Mário Lima:
O placar já era suficiente para colocar o Criciúma na Série B novamente, já que a esta altura o Ituano já vencia o Botafogo-PB. Em Criciúma, a festa da torcida já começava em todos os cantos da cidade.
Em Belém, aos 19 minutos, Hygor tentou avançar de novo, mas foi parado com falta. Aos 22, adivinha quem apareceu de novo? Hygor avançou e tentou finalizar, mas a zaga dos donos da casa atrapalharam o atacante.
Os donos da casa tentaram uma reação aos 33 em cobrança de falta, mas Marcelo mandou em cima da barreira tricolor. Três minutos depois, cruzamento na área do Tigre, mas Gustavo sai e fica com a bola.
Aos 41, susto para o Criciúma em bola é levantada na área e quase que Leandro Silva alcança a bola. Aos 43, Minho avança e é derrubado na entrada da área, mas o Carvoeiro não aproveitou a cobrança. Quase que o Tigre amplia aos 50 minutos. Hygor arriscou e a bola foi para fora.
Mas estava escrito que o Tigre iria voltar para a Série B. Ao final 1x0 e o acesso confirmado.