A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) comunicou à Latam e à RDL Aeroportos na tarde desta sexta-feira que liberou o Notam, o documento que faltava para autorizar o funcionamento do novo sistema de combate a incêndios no Aeroporto Regional Sul em Jaguaruna. Com isso, está superado o último entrave que restava para a retomada dos voos pela Latam a partir do sul do estado.
"A sessão de incêndio já está aberta por Notam da Anac", confirmou o diretor comercial da RDL, André Constanzo. "A Latam está comunicada e agora estamos na dependência da decisão da empresa, pois não existem mais motivos para não retornarem", frisou. A Latam, por enquanto, ainda insiste no comunicado de suspensão dos voos por Jaguaruna até 15 de junho. Abaixo, o comunicado da Anac divulgado no Diário Oficial da União:
Portaria nº 1.493 de 16 de maio de 2019
O GERENTE DE CERTIFICAÇÃO E SEGURANÇA OPERACIONAL, no uso da atribuição que lhe confere o art. 2º da Portaria nº 1.751/SIA, de 6 de julho de 2015, tendo em vista o disposto no art. 1º da Portaria nº 3.352, de 30 de outubro de 2018, com fundamento na Lei nº 7.565 de 19 de dezembro de 1986, que dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica, e considerando o que consta do processo nº 00058.018526/2019-07 resolve:
Art 1º - Reconhecer a Categoria Contraincêndio (CAT) 5 (cinco) do Aeroporto Regional Sul - Jaguaruna (SBJA), localizado em Jaguaruna/SC
Art 2º - O horário de funcionamento do SESCINC será especificado em publicação aeronáutica conforme validado pela ANAC.
Art 3º - Esta portaria entra em vigor na data da sua publicação.
A Latam está com os voos suspensos de Jaguaruna para São Paulo desde 12 de abril. Desde então, a RDL calcula que mais de 8 mil passageiros deixaram de embarcar e desembarcar pelo Regional Sul. O governador Carlos Moisés anunciou, na última segunda-feira, o deslocamento de quatro bombeiros especialistas em combate a incêndio em aeroportos que foram imediatamente destacados para Jaguaruna, onde estão trabalhando desde então.
Mais detalhes às 18h no programa Ponto Final na Rádio Som Maior.