Antes da coletiva de apresentação do técnico Cláudio Tencati, o presidente Anselmo Freitas e o executivo de futebol Juliano Camargo fizeram um breve pronunciamento, explicando o motivo da troca de treinador. Freitas foi além e comentou sobre o jogo de quarta-feira, 6, derrota por 3 x 1 contra o sub-23 do Avaí. Segundo o presidente, a atuação foi vergonhosa.
"Um episódio que nos envergonhou muito e os atletas sentiram bastante. É o momento de virar a chave. Temos um elenco sim muito forte, o Tencati tem dito que são atletas de ponta, de Série B e até de Série A. Estamos tendo muita lucidez neste momento. É óbvio que o torcedor fica muito triste, eu também fiquei, passar por uma tarde que passamos ontem (quarta-feira), chegar em casa e dormir à noite é muito difícil, como torcedor e como presidente", disparou Anselmo Freitas.
De acordo com o presidente, o ambiente no Criciúma está propício ao acesso à Série B. "O Criciúma passou pelo Fluminense e América de Série A, fomos para as oitavas de final da Copa do Brasil, mas isso agora não vale nada. O que valem são os cinco jogos da Série C. Sabemos da índole de todos os atletas. A diretoria faz a sua parte, paga os salários e os bichos em dia. Esperamos que eles consigam ter a união com a diretoria para dar o passo adiante contra o Ituano no próximo domingo", apontou.
Juliano Camargo explicou a necessidade da mudança de treinador e desejou boa sorte a Paulo Baier. "Queria agradecer ao Paulo Baier, Luciano Almeida e Rafael, que estiveram conosco neste período. Desejar boa sorte nos próximos desafios. O motivo da troca foi pela performance, que vinha oscilando muito durante a competição. A gente acredita que tendo melhor performance vamos atingir o melhor resultado", disse.
Tencati observou a partida contra o Avaí e aposta em dar maior confiança aos jogadores para a retomada na Série C. O técnico quer a união de comissão técnica, diretoria e elenco em busca do objetivo principal na temporada: o acesso.
"Os jogadores defendem a camisa do Criciúma e não o Cláudio Tencati. O Tencati veio com o objetivo de levar o Criciúma à Série B. Apaga-se tudo do anterior, agora existe um novo elo e temos um foco em conjunto, o objetivo da Série B. Não tem ego da comissão, direção e treinador. Há um único objetivo, o acesso", respondeu Tencati sobre o ambiente para a sua chegada no Heriberto Hülse.
Paulo Baier foi demitido após o empate sem gols contra o Paysandu, no Majestoso, no último domingo. Contra o Avaí, na quarta-feira, o time foi comandado pelo auxiliar-técnico permanente do clube, o Lalo.