Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ansiedade e expectativa no Prêmio Acic de Matemática

Provas foram aplicadas hoje para 1,2 mil alunos de escolas de cinco municípios da região

Por Redação Criciúma, SC, 25/09/2018 - 20:35 Atualizado em 25/09/2018 - 20:37
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os corredores e salas da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) foram ocupados por estudantes durante toda esta terça-feira para a realização da segunda etapa da 5º edição do Prêmio Acic de Matemática. Cerca de 1,2 mil alunos dos quintos, sextos, sétimos, oitavos e nonos anos das escolas de Criciúma, Siderópolis, Içara, Cocal do Sul e Nova Veneza realizam o desafio em clima de muita apreensão e expectativa.

Para o estudante do sexto ano Vinícius dos Santos Tessmann, que concluiu a prova antes do horário estabelecido para o término, o nível de dificuldade da prova estava elevado. “Algumas questões achei bem difíceis, acho que não consigo passar. É o primeiro ano que participo do prêmio e, com isso, acabei me esforçando mais nos estudos da matemática”, relata o garoto, que é estudante da Escola Municipal Serafina Milioli Pescador, de Criciúma. Já a colega de Vinícius, Isadora Monteiro Assunção, conta que não conseguiu concluir uma questão. “Gosto de matemática, tiro notas boas, mas achei difícil a interpretação das questões”, coloca. A diretora da escola, Lúcia dos Santos Maciel, acompanhou os 29 alunos selecionados.  “Todos os anos temos participado do desafio, que é um grande estímulo ao estudo da matemática”, ressalta.

Pais também se envolvem

A preocupação para a realização do desafio também envolveu os pais nesta terça-feira. A mãe Graziela Vilant estava na porta da sala à espera do filho Lucas. “Estou aqui nervosa esperando. Ele foi o único classificado da escola e estava aflito com a responsabilidade de representar bem o colégio”, conta. Para Lucas, que está no quinto ano da Escola Estadual João Dagostin, o nível da prova também estava alto. “Achei que a primeira etapa bem mais fácil. Fiz todas as questões, estou confiante”, destaca. A aluna Maria Eduarda Luz Campos, do Colégio São Bento, também está confiante. “Não achei a prova tão difícil, muitas questões bem objetivas”, observa.

Resultado positivo

“Foi um dia maravilhoso e emocionante pelo envolvimento das crianças, dos professores, dos pais e de toda a equipe da Acic neste trabalho que tem feito a diferença para a educação da nossa região. Tivemos um número muito elevado de estudantes, se comparado ao ano passado, mas toda a logística correu muito bem”, ressalta a coordenadora dos Projetos de Educação da Acic, Rose Reynaud. 

Avaliação com seis questões

Conforme o professor Lucas Spillere, membro da equipe técnica conveniada do prêmio, a prova envolveu seis questões dissertativas onde o aluno deveria justificar o seu raciocínio. “Foram aplicadas provas diferentes para cada série, de acordo com os conteúdos de cada ano. Em geral, alunos dos quintos e sextos anos possuem um pouco mais de dificuldade, pois trata-se da primeira vez ou segunda que realizam a prova. Nas provas desta segunda etapa predominaram questões de geometria e contagem, o restante são questões que mesclam o conteúdo visto em sala e a criatividade de cada criança”, explica.

Os vencedores do 5º Prêmio Acic de Matemática serão revelados no dia 18 de outubro, com evento de premiação marcado para 23 de novembro.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito