Em celebração aos 75 anos do Bairro da Juventude, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, realizou uma visita especial à instituição nesta sexta-feira (4). Durante o evento, o governador destacou o importante papel social que o Bairro da Juventude desempenha na educação e no desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O Bairro da Juventude, localizado em Criciúma, oferece há décadas programas educacionais, culturais e de inclusão social para jovens da região. A instituição é referência em formação cidadã e oportunidades de desenvolvimento, atendendo cerca de 1.600 crianças e adolescentes com ensino regular, cursos profissionalizantes e atividades extracurriculares.
Em sua visita, Jorginho Mello elogiou o trabalho realizado pela equipe da instituição e reafirmou o compromisso do Governo de Santa Catarina com a promoção de políticas públicas voltadas para a educação e o bem-estar social. “É lindo de ver um projeto como esse. Uma instituição que faz um trabalho importante para essas crianças e adolescentes. Aqui eles estudam e no contra turno participam de oficinais e cursos. O governo sempre vai estar perto do Bairro Juventude”, declarou o governador.
Além da presença do governador, a cerimônia contou com apresentações culturais dos alunos. Os 75 anos de atuação foram marcados pelo reconhecimento da comunidade e autoridades locais, consolidando o legado de transformação social deixado pela instituição ao longo de sua história.
No dia 1º de setembro, o Bairro da Juventude completou 75 anos de fundação. Atualmente a entidade atende no período diurno estudantes de 89 bairros do município de Criciúma e região. Na entidade eles têm à disposição ensino infantil e fundamental, profissionalização, transporte gratuito, alimentação, ambulatório com médico pediatra, atendente de ambulatório e dentista, atendimento com psicólogas e assistentes sociais, espaço cultural, atividades de esporte, lazer e cultura, Centro Multiuso e um moderno e amplo Centro Lúdico de Inovação e Criatividade (CLIC).
Já no período noturno, a Instituição oferece atendimento a jovens e adultos em cursos de qualificação e requalificação profissional, além de disponibilizar um núcleo de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A missão do Bairro da Juventude busca promover, por meio da educação e assistência social, a garantia de direitos para crianças, adolescentes e jovens. “Nós apresentamos e mediamos os direitos das pessoas, auxiliando no alcance da autonomia e bem-estar. Temos métodos e estratégias pontuais que projetam e acompanham trajetórias de vida, respeitando e fortalecendo a sinergia social”, avalia a diretora Executiva do Bairro da Juventude, Silvia Zanette.
Colaboração: Oswaldo Sagaz/Secom