Dia 6 de janeiro de 2023. Essa é a data que as obras do Binário da Santos Dumont, no bairro São Luiz, em Criciúma, devem ser inauguradas. Com oito meses antes do previsto, a cerimônia pode contar, segundo o prefeito Clésio Salvaro, com a presença do governador eleito Jorginho Mello. O político será convidado para o evento.
LEIA MAIS:
[o texto continua após o vídeo]
Veja detalhes da obra:
"Era para a obra estar pronta em agosto do próximo ano, mas foi antecipada, porque trouxe muitos problemas aqui para a comunidade. Imagina que em toda a Santos Dumont nós abrimos uma vala de seis metros de largura e três de profundidade. Hoje, as pessoas nem sabem, mas aqui tem duas aduelas que deixam a população livre das cheias. Os trabalhos trouxeram muitos transtornos, mas agora estamos próximos de inaugurar", comenta Salvaro.
As obras no local custaram US$ 17,2 milhões, com recursos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). "O Binário da Santos Dumont, no bairro São Luiz, vai mudar o trânsito de toda a cidade de Criciúma. Esse era o ponto que provocava o maior gargalo. Às vezes, a fila começava no localidade e ia até o Centro de Criciúma", detalha o prefeito.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma, Tita Belloli, em janeiro, serão inauguradas as etapas I e II do Binário da Santos Dumont. "Estamos trabalhando no edital para fazer uma nova licitação da continuação da Imigrantes Poloneses, que também terá intervenções de artes ali no Posto Ouro Negro, também levando até a Via Rápida", pontua.
Trabalho em ritmo acelerado
Segundo o diretor da Setep Construções - responsável pela obra -, Ademir Locks, há cerca de 50 colaboradores envolvidos nesta etapa do projeto. "Já tivemos época de serem 100. Nós vamos suspender as férias coletivas para poder cumprir essa solicitação do prefeito e terminar até 5 de janeiro", comenta.
Locks ainda comenta que os trabalhos de mais profundidade, como o viaduto e trincheira, já foram executados. "Agora, nós estamos terminando a parte de pavimentação asfáltica, que deverá estar pronta na próxima semana. Depois, os serviços restantes são de acabamentos, como calçadas, meio-fio, drenagem e sinalizações. É a perfumaria da obra", finaliza.