O Estado de Santa Catarina recebeu neste final de semana mais doses de vacina contra o coronavírus. A distribuição começou na manhã desta segunda-feira, 08. Foram 42,5 mil doses enviadas para às unidades descentralizads de Vigilância Epidemiológica de SC. Em Criciúma, mais de 2 mil doses devem chegar ainda hoje, para a vacinação começar na terça-feira. O grupo contemplado desta vez são os idosos com idade a cima de 90 anos.
Para organizar a logística, o município desenvolveu a plataforma Minha Vacina. Lá todos os moradores de Criciúma devem realizar o seu cadastro. A partir dos dados coletados no site, a Secretária Municipal de Saúde irá organizar a fila de vacinação. Informações como idade e doenças crônicas são essenciais para a sistematização. Porém dos 500 idosos a cima de 90 anos estimados pela Prefeitura, apenas cerca de 250 se inscreveram. O secretário Acélio Casagrande orientou que estas pessoas procurem auxílio através do telefone 156 ou nos postos de saúde para que realizem o cadastro.
A ordem de vacinação acontecerá em grupos de idade até atingir as pessoas de 60 anos. Essa logística inicia com os idosos de 90 anos, em seguida os de 85 anos, logo após os de 80, e assim, de 5 em 5, até finalizar os grupos de faixa etária. A expectativa do secretário é de que até o final de março todo esse segmento deve estar vacinado. Para isso são necessárias 30 mil doses de vacina.
O site Minha Vacina é uma iniciativa do município de Criciúma e deve ser referência para demais cidades.