É de Içara o título de Capital do Mel em Santa Catarina. Apesar de a safra sofrer altos e baixos, principalmente por depender das condições climáticas, os apicultores seguem firmes, mantendo a condição de cidade mais doce do estado. O assunto foi tratado no Jornal das Nove de hoje, que pautou a economia do município aniversariante.
Segundo o presidente da Associação de Apicultores de Içara, Agenor Castagna, a última safra teve uma baixa recorde, mas o preço e adaptação dos profissionais mantiveram a situação sob controle.
“No último ano tivemos uma safra muito ruim. Ano passado foi muito boa, mas nesse ano tivemos uma quebra recorde de 60 a 70%. Mas o preço, com patamar inédito, tem compensado bastante. O produtor também se estruturou bem na sua atividade e propriedade. Mesmo com safra ruim, a situação continua boa”, informou o presidente.
O município conta com 20 apicultores atualmente, que mantêm o mel como o maior produto de exportação. Agora os profissionais seguem torcendo para que na próxima safra eles consigam recuperar a quebra desta última.
“Esse ano o tempo foi bom, tivemos período curto de chuva, tudo contribuiu para que não tivéssemos boas safras, esperamos que é abril e maio consigamos recuperar o fôlego”, disse, ainda.