Uma ideia inovadora pode transformar a experiência de quem anda de transporte coletivo. O Integrapass, startup incubada no Colearning Satc, criou uma plataforma para facilitar a aquisição de passagens de ônibus, proporcionando agilidade e economia. A ideia ainda está em fase de validação de negócios, mas a intenção é que já esteja disponível em abril de 2021.
A startup surgiu inicialmente com a intenção de criar um "sem parar" do transporte público, mas com o apoio da incubadora se tornou uma plataforma de administração e aquisição de passagens de ônibus. "Nosso propósito é permitir que os usuários do transporte público não precisem utilizar mais de uma forma de pagamento para utilizar o ônibus, diminuir os custos das empresas e melhorar a qualidade do serviço no transporte", destaca o CEO do Integrapass, Gustavo Fernandes.
O projeto, que inicialmente será lançado como Web App e depois passará a ser aplicativo, prevê alto grau de automatização e a terceirização de serviços. Com isso, conforme Fernandes, a plataforma vai oferecer uma interface com as informações das linhas que os usuários já pegam, utilizando dinheiro ou cartões das empresas. "Em nosso sistema, ele irá comprar as passagens que deseja utilizar e gerará um QRcode que será lido pelo cobrador, liberando a entrada no transporte", completa.
O Integrapass conta com quatro sócios-fundadores, que planejam lançar a plataforma no mercado até o dia 1º de abril de 2021. Posteriormente, a ideia é começar a escalonar o produto para outras regiões. "Nosso grupo está unido e motivado para continuar a evolução e buscar todos os objetivos. O mercado ouvirá muito nosso nome", finaliza o CEO.
O Colearning Satc
Todo o processo de validação de negócios do Integrapass está acontecendo com o apoio do Colearning Satc. O espaço integra o HUB Office, escritório de inovação da Satc que reúne todas as iniciativas empreendedoras desenvolvidas na instituição. O objetivo é oferecer suporte para que boas ideias se transformem em empresas consolidadas. Segundo o líder do Colearning, Vitor Ferro Mazzuco, o apoio oferecido faz com que as startups deem passos decisivos.
"A contribuição que a gente faz, principalmente, é entregar para os empreendedores a possibilidade de networking. O nome da Satc ajuda muito a validar uma empresa que recém nasceu e abre portas para ela", relata Mazzuco. O local, ainda, oferece mentorias, como suporte nas áreas de comunicação, contabilidade e gestão estratégica de negócios.