Após Maracajá registrar um caso de gripe aviária, o Ministério da Agricultura e Pecuária informou ao Governo de Santa Catarina que o Japão decidiu suspender temporariamente a compra de carne frango, bem como de subprodutos, do estado. O ofício foi encaminhado nessa segunda-feira (17). De acordo com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), o governador Jorginho Mello vai receber o embaixador do Japão nesta quarta-feira (19).
LEIA MAIS:
"Assim que recebeu a confirmação de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, a Secretaria de Estado da Agricultura, por meio da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), adotou todas as medidas sanitárias com base nos protocolos internacionais e erradicou o foco na data de ontem, bem como intensificou as ações educação sanitária, de vigilância e investigação epidemiológica nas propriedades rurais na região", disse o Governo de SC em comunicado.
O caso de gripe aviária foi confirmado em Maracajá no último sábado (15). Um exame no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em São Paulo, comprovou o diagnóstico. Trata-se de um animal de subsistência, isto é, de "fundo de quintal".