O pré-jogo de Criciúma e Chapecoense pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B foi de homenagem ao atacante Eder, que completou 600 jogos na carreira no triunfo do Tigre contra o Vitoria. Antes do confronto catarinense na noite desta sexta-feira (13/10), no vestiário do estádio Heriberto Hülse, o atleta, na companhia de seus familiares, recebeu uma camisa personalizada das mãos do presidente do Criciúma, Vilmar Guedes, do gerente de futebol, Alex Brasil e de diretores do clube.
O jogo de número 600 da carreira do atacante foi alcançado no último domingo (08/10) com os três pontos conquistados pelo Tigre contra o Vitória com gol de Eder. “Estou muito feliz com a marca alcançada, e ainda mais por ter sido em uma partida onde vencemos e fui agraciado com o gol da vitória. Agradeço ao Criciúma, pois foi o clube onde comecei e que me moldou para o início no futebol. Seguimos em busca do objetivo maior da temporada”, afirmou o atleta.
Eder Citadin Martins tem 36 anos e é natural de Lauro Müller. O atacante foi formado nas categorias de base do Criciúma, atuando profissionalmente entre 2004 e 2005, quando anotou 10 gols no período. Na sequência, Eder se transferiu para o futebol italiano, onde fez sucesso e atuou em grande parte da sua carreira.
“Acreditamos na volta do nosso atacante e tudo se concretizou no início da temporada. Esse sonho se tornou realidade com a conquista do Campeonato Catarinense e continua sendo escrito. Eder tem sido peça fundamental nesta Série B na busca do nosso acesso à Série A de 2024”, enalteceu o presidente do clube, Vilmar Guedes.
CARREIRA NA ITÁLIA E RETORNO AO TIGRE
O seu primeiro clube na Itália foi o Empoli. Eder teve uma passagem pelo Frosinone e retornou para o Azurri, onde fez sua melhor temporada em 2009/10 com 27 gols marcados em 42 jogos. Na sequência vestiu as camisas do Cesena FC e do Brescia, sendo artilheiro da Série B do Campeonato Italiano com 28 gols. Na Sampdoria, o atleta jogou por cinco temporadas e anotou 49 gols. Depois foi contratado pela Internazionale de 2015 a 2018, quando foi convocado para a Seleção Italiana.
Estreou com a Itália em 2015 contra a Bulgária marcando um dos gols do empate em 2 a 2 e foi o atacante titular na disputa da UEFA Euro 2016. No total, defendeu a seleção italiana em 26 partidas e anotou 6 gols.
Na China foram mais três temporadas pelo Jiangsu Suning, onde foi campeão nacional em 2020. Nas duas últimas temporadas, Eder defendeu a camisa do São Paulo em 75 jogos e marcou 11 gols. Eder retornou ao Tigre em janeiro deste e foi peça fundamental na conquista do Campeonato Catarinense após 10 anos do último título. Na disputa da Série B, o atacante fez 20 jogos e é o artilheiro do Criciúma na competição nacional com 7 gols marcados.