Aos 38 anos, e com passagens por times como Grêmio, Corinthians e Vasco, o meia Douglas anunciou a aposentadoria por meio de suas redes sociais. Para o Sul do estado, p que fica marcado é o início da carreira do atleta, que foi com a camisa do Criciúma.
Ele atuou 165 vezes com a camisa caroveira, marcando 24 gols e somando 78 vitórias, 32 empates e 55 derrotas. O último clube de Douglas foi o Brasiliense, time que defendia na Série D do Campeonato Brasileiro.
Fã da música sertaneja, o vídeo de despedida de Douglas tem como trilha a música “Não Aprendi Dizer Adeus” da dupla Leandro e Leonardo, e foi gravado no vestiário da Arena do Grêmio, onde o jogador também fez história. “São momentos que vão ficar aguardados. Vou sentir saudades. É uma sensação diferente. É a última vez que estou entrando no vestiário. Tudo tem que ter um fim um dia, e chegou o meu”, disse.
Na sequência, ele veste uma branca com o número 10 e seu nome às costas e calça as chuteiras, ações repetidas por anos. Douglas tenta voltar a falar, mas é tomado pelas lágrimas. “Nem no meu melhor sonho eu imaginei chegar onde cheguei. Era um moleque, pé rachado lá no meio do carvão. Ser reconhecido do jeito que eu sou é tudo que imaginei, tudo que sonhei”, enfatizou.
No vídeo de despedida, ele deixa o vestiário e percorre o corredor em direção ao gramado. Enquanto faz o trajeto, o meia relata o frio na barriga que antecede cada jogo e o impulso dado pelos gritos da torcida. “Isso não tem preço. Vou sentir saudades. Colocando no papel, sem dúvida fui mais vitorioso que as desilusões. Me sinto realizado por tudo que vivi. Passa um filme na cabeça. Você acaba lembrando de tudo que viveu. Muitos falaram no início que eu não chegaria, que eu não seria reconhecido. Me deixa satisfeito em poder olhar para trás e ver que tudo que sofri, tudo que passei valeu a pena. É a decisão certa, é a hora certa para poder parar”, destacou.
Douglas também lembra de suas origens, em Forquilhinha, no Sul de Santa Catarina. “Um garotinho de Forquilhinha chegou a campeão do mundo. O que me deixa orgulhoso é meus filhos, minha família saberem disso. Para mim foi uma carreira brilhante. Saio satisfeito por tudo”, completou.
Confira o vídeo de despedida de Douglas:
A carreira
Revelado pelo Criciúma em 2000, Douglas também defendeu o Rizespor da Turquia, São Caetano, Al Wasl, dos Emirados Árabes, Vasco, Avaí e Brasiliense. Pelo clube da capital nacional, o meia disputou apenas nove partidas e marcou três gols. O último encontro com o Tigre ocorreu em 2015, quando ele defendeu o Grêmio na Copa do Brasil. A partida foi para os pênaltis, um deles cobrado por Douglas que balançou as redes e ajudou o time gaúcho a se classificar.
Ao se dirigir para a cobrança, a torcida o vaiou. Após cobrar e fazer o gol, ele provocou a torcida carvoeira.
O impulso
Recentemente, Douglas participou do especial “Joguei na Série C”, iniciativa do DAZN, canal de streaming que transmite a competição. Na entrevista, ele revela os bastidores da conquista do Tigre de 2005, confirmada com uma goleada de 6 a 0 sobre o Vitória da Bahia. “Foi um ano conturbado. Houve momentos que ameaçamos não entrar em campo porque estava complicada a situação financeira do clube. Mas começamos negociar para conseguir jogar”, falou.
Na ocasião, ele lembrou que houve, inclusive, ameaça de não entrar em campo devido aos salários atrasados. “Estávamos com três meses de salário atrasado e jogo decisivo no fim de semana. Então chegava na sexta-feira, segurava a semana toda, cobrava, obviamente, chegava na sexta-feira, nos reuníamos, falávamos que se não pagassem, a gente não entrava em campo. Imagina o desespero dos caras, arrumar dinheiro onde no fim de semana? Só que com esse susto, eles pagavam, davam um cheque, se fosse sem fundo a gente só ia ver na segunda-feira. A gente tentava de algum jeito forçar a nos pagar. Jamais íamos deixar de entrar em campo, mas precisávamos receber, temos família, precisava forçar para receber de alguma forma”, relatou.
No vídeo, o especial produzido pela DAZN e as histórias de Douglas na Série C de 2006:
Douglas pelo Criciúma:
165 Jogos
78 Vitórias
32 Empates
55 Derrotas
24 Gols marcados
34 Cartões amarelos
2 Cartões vermelhosFonte: Meu Time Na Rede
Novos caminhos
No último dia 29 de outubro, o agora ex-jogador esteve em Criciúma, mas não para jogar e sim para dar os primeiros passos na sua nova carreira. Ele promoveu a live “Churrasco e Modão” com o cantor Joel Carlo.
Este, inclusive, tem sido o novo caminho de Douglas após pendurar as chuteiras. Ele é apoiador do amigo e cantor Joel Carlo, com quem participa de lives, como a realizada em Criciúma. Recentemente, o artista divulgou clipe onde Douglas se aventura em outra carreira: a de ator. Nele, o ex-jogador aparecer interpretando um padre.
Confira o clipe onde Douglas aparece interpretando um padre: