Linhares tem se tornado uma referência quando o assunto é crescimento. Durante o Fórum Amesc do Amanhã, o secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, Luiz Fernando Lorenzoni, destacou as questões que são importantes para atrair empresas. Segundo ele, o Brasil poderá sofrer nos próximos anos se não rever os transportes.
“O Brasil todo mundo sabe, faz 30 anos que não investe em estrutura e o mundo não parou 30 anos. Tem gente que investe. Na China tudo começou com infraestrutura, desburocratização e educação, eles colocaram todos em período integral nas escolas. O empresário brasileiro gasta no mínimo 50% em burocracia”, citou.
Lorenzoni lembrou que no Brasil questões que deveriam ser resolvidas rapidamente acabam levando muito tempo. Conforme o secretário, Santa Catarina é um estado bem estruturado e se beneficiará quando a extração de petróleo do pré-sal for iniciada. Aliás, Linhares passou a se destacar pelas redes de gás natural.
Lorenzoni pensa que as cidades devem fazer um planejamento e escolher setores que podem se dar bem. “Nos últimos 15 anos foi feito um processo para a diversificação da região norte do Espírito Santo. Temos que fazer um processo para que a região possa gerar emprego e renda”, comentou.
O desenvolvimento depende da disponibilidade de energia e dos transportes, segundo ele, se os portos não forem reestruturados, vai ficar difícil receber navios daqui 10 anos. O secretário de Linhares lembrou que a cidade tem sido destino de empresas catarinenses, como a Brametal e a WEG. “Temos que buscar ações que deram resultados a nível nacional e estadual”, concluiu Lorenzoni.