A doação de um terreno por parte da Prefeitura de Forquilhinha para a Associação de Aposentados, Pensionistas e Idosos (AAPIF) foi aprovada por todos os vereadores, na sessão de ontem à noite, no Legislativo. Com a concretização, o município está mais perto de ter uma unidade hospitalar.
O terreno fica na região central de Forquilhinha, próximo à Prefeitura e posto de saúde, e tem área de pouco mais de dez mil metros quadrados. A intenção da AAPIF, que já oferece convênios para serviços de saúde, é construir uma Unidade Hospitalar Filantrópica, com fornecimento de serviço privado e conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS). A partir da assinatura do contrato, eles terão 12 meses para iniciar as obras e um prazo de 60 meses para conclusão.
O nome já está escolhido: Hospital Sagrado Coração de Jesus. “Planejamos quatro andares e queremos construir um por ano”, explicou o presidente da AAPIF Clênio Ricken em entrevista recente ao A Tribuna. “A associação tem como parceiros a Federação dos Aposentados, a associação regional, empresas e a comunidade”, comentou.
Forquilhinha não possui hospital, mas um pronto-atendimento mantido pela Prefeitura e os serviços para casos mais graves são buscados em cidades vizinhas, Criciúma, na maioria das vezes.
O projeto de lei também permite que o terreno possa ser utilizado para a instalação da sede da AAPIF. Também está especificado que o terreno poderá voltar ao Município se no local não for erguido a unidade hospitalar.
“O desafio da entidade é grande e a intensão além de nobre é de grande interesse social, razão pela qual o Poder Executivo pretende colaborar para o sucesso do empreendimento”, traz a justificativa assinada pelo Prefeito Dimas Kammer (PP).
Na sessão de ontem não houve nenhuma objeção à doação e os vereadores se revezaram na tribuna para elogiar a iniciativa.