A partir desta sexta-feira (8), a economia de Araranguá vai contar com um incremento financeiro de aproximadamente R$ 2,5 milhões. O motivo é o pagamento, por parte da prefeitura, da primeira parcela do décimo terceiro salário.
Serão beneficiados mais de mil trabalhadores, entre servidores efetivos e contratados através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amesc, Associação dos Municípios do Extremo Sul de Santa Catarina. “Hoje, a prefeitura de Araranguá conta com 950 funcionários e 267 contratados pelo CIS/Amesc. Todos serão contemplados de forma igualitária com o pagamento desta primeira parcela”, afirma João Inácio Barbosa, secretário de Finanças.
Setor mais impactado
Um dos setores destaque em Araranguá é o comércio, que deve ser o mais impactado com a medida, segundo o secretário de Finanças. “A liberação desse valor é de grande importância não só para valorizar o funcionalismo da prefeitura, mas também movimentar o comércio da região. Sabemos que muitos trabalhadores ainda vão aproveitar para pagar as contas em atraso. Ou seja, colocar o nome em dia”, acrescenta Barbosa.
A segunda parcela, que representa 50% dos vencimentos, será quitada apenas em dezembro. “Em 2021, nós antecipamos, mas achamos por bem esse ano pagar somente no final. Isso vai fazer com que os funcionários tenham recursos para gastar com a família nas festas de final de ano”, explica João Inácio.