A quinta-feira, 9, iniciou com muito trabalho e preparativos no Sul do Estado. Trata-se da montagem da arena para o Mundial Rincão de Beach Tennis Unimed que já será usada para a disputa do torneio Catarinense esta semana. Cerca de 100 caminhões de areia já foram colocados no local, situado na Avenida Beira Mar, próximo ao Container Food Park.
A estrutura vem sendo montada há 15 dias e está 80% concluída, possuindo postes elétricos e de contenção das bolinhas, arquibancadas móveis, além de algumas das 12 quadras. Os serviços finais devem ser executados ainda hoje. Conforme o organizador do evento, Bruno Ferreira, é a maior arena de Beach Tennis provisória já montada no mundo. “A promessa é de um espetáculo enorme. Teremos um line up histórico, nunca reunimos tantos jogadores Top 20 em um evento”, disse em entrevista ao Programa Adelor Lessa.
O evento reunirá cerca de 14 países, entre eles Alemanha, França, Itália, Espanha, Argentina, Rússia, Paraguai, Chile e Estados Unidos. Na próxima segunda-feira, 14, a região já terá a presença de russos que deverão se hospedar em Criciúma. Um transporte ficará à disposição de todos os atletas que precisarem se locomover de um município para o outro.
Um legado que ficará para Balneário Rincão
O objetivo é que o público geral tenha acesso ao esporte. Por isso, a meta é deixar a estrutura da arena no município litorâneo mesmo após o final do Mundial Rincão de Beach Tennis Unimed. O prefeito Jairo Custódio já estuda a possibilidade de logística e manutenção e afirma que pelo menos nessa temporada de verão, o espaço permanecerá montado, prevendo também um projeto para Praça de lazer.
O deputado Daniel Freitas recursos para o evento e o Ricardo Guidi está envolvido no estudo para o Projeto da Praça, para que a estrutura da arena fique, mesmo que exista a necessidade de mexer em algumas áreas. “Nós já temos recursos viabilizados pelo Guidi e vamos mirabolar um projeto com essas quadras”, disse Jairo Custódio no Programa Adelor Lessa, completando que “ainda vamos ter outros eventos na cidade”.
A iluminação já colocada nas quadras permite que os jogos sejam disputados até das 21h, mesmo com a presença de chuva.
Leia também - Ingressos do Mundial Rincão de Beach Tennis serão gratuitos
Planos de investimentos
Atualmente, Balneário Rincão não viabiliza acomodações para os turistas. Durante o Mundial Rincão de Beach Tennis Unimed, os atletas se hospedarão em Criciúma e Içara. No entanto, conforme a expectativa do secretário de Turismo, Esporte e Cultura do município, Antônio Ricardo Venturini Junior, nos próximos anos terá investidores e estrutura hoteleira.
“A estrutura que Rincão está recebendo é resultado da grande administração do atual governo, tenho certeza que já tem investidores não só em hotéis como em restaurantes, camping e outros tipos de investimentos de grande porte para a nossa praia”, salientou Venturini Junior, também em entrevista ao Programa Adelor Lessa.
Leia mais - O esporte aquecendo a economia do Balneário Rincão
Além disso, o prefeito afirmou que a futura obra do calçadão irá alavancar ainda mais a infraestrutura da cidade e que algumas localizações de terrenos já estão sendo checadas para atrair futuros investidores.
Ouça as entrevistas completas abaixos: