Apesar dos pesares, o futebol carioca concentra grandes camisas 9 do futebol brasileiro: Gabigol e Pedro, no Flamengo, Fred no Fluminense e Germán Cano no Vasco. Foi no Rio de Janeiro, mas longe da Zona Sul da capital, que o Tigre buscou a esperança de ser o homem gol na disputa da Série C: ele vem do subúrbio, jogou no bairro de Madureira.
Luiz Paulo, centroavante do Madureira no Campeonato Carioca de 2021, foi apresentado oficialmente na tarde de terça-feira, 25, no estádio Heriberto Hülse. O jogador assumiu imediatamente a titularidade nos treinos comandados pelo técnico Paulo Baier e deve começar a partida contra o Ituano no próximo sábado.
Pela equipe da Zona Norte da capital fluminense, Luiz Paulo marcou seis gols nesta temporada. Junto a Alef Manga, ex-Volta Redonda, foi um dos "intrusos" entre o cartel de grandes centroavantes do futebol carioca, sendo o quarto maior artilheiro do Cariocão 2021, ao lado Pedro e Fred, atrás apenas de Manga, com nove gols, Gabigol, oito, e Cano, sete.
"É uma satisfação imensa disputar a artilharia contra esses grandes nomes, mas não foi fácil. Lutei bastante, trabalhei muito para buscar a artilharia. Atacante vive de gols e fiquei feliz de disputar frente a frente com eles", disse Luiz Paulo na apresentação do Tigre.
A falta de gols foi um dos principais problemas do Criciúma no rebaixamento do Catarinense. O centroavante titular, Uilliam Barros, fez apenas um gol, os mesmos de Pedrinho, João Carlos e Gabriel Silva, outros atacantes que marcaram. Chegar a um clube que marcou pouco gols no começo da temporada não acarreta em maior responsabilidade para Luiz Paulo.
"A responsabilidade sempre vai existir. Eu vim para dar o meu melhor. Estou muito feliz e fui muito bem recebido pelo grupo e comissão técnica. Vamos trabalhar ao máximo para buscar coisas boas", ressaltou o centroavante.
No ano passado, mesmo sendo reserva do Ituano, o centroavante foi o artilheiro do clube na Série C, com quatro gols em 19 partidas, quase todas saindo do banco. A temporada mais artilheira do centroavante de 30 anos, segundo o site Ogol, foi em 2013, quando marcou 12 gols - sete pelo Boa Esporte e cinco pelo Campinense.