Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

As 83 candidaturas do Sul. Só de Criciúma, são 20

Dos 766 registros de candidaturas, 83 têm domicílio eleitoral no Sul. Lista do TRE mostra que Criciúma é a cidade da região com maior número de concorrentes

Por Francieli Oliveira Criciúma, SC, 28/08/2018 - 07:25

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na lista oficial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), dos 766 registros de candidaturas ao pleito deste ano, 83 candidatos possuem domicílio eleitoral no Sul do estado. Isso não significa que todos residam nessas cidades, mas que votam na região. Criciúma lidera a lista com 20 concorrentes e, em seguida, aprece Tubarão, com 15 nomes.

Dos 83 candidatos com domicílio eleitoral no Sul, 34 estão na Região Carbonífera, 33 na região de Tubarão e 16 no Vale do Araranguá. Sendo que a maioria, 49, concorre a uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Outros 26 querem chegar à Câmara Federal. Ainda votam em municípios do Sul um candidato a governador, um a vice-governador, um senador, quatro segundos suplentes e um primeiro suplente ao Senado.

AMREC lidera lista

Entre os 12 municípios que compõem a Região Carbonífera, seis contam com algum candidato. Balneário Rincão e Lauro Müller têm um concorrente cada a deputado federal e Orleans tem um na disputa pela Alesc. Em Forquilhinha, são três candidatos a estadual e dois a federal. Içara conta com quatro candidatos a estadual, um a federal e um a segundo suplente – Sandro Giassi Serafin (MDB), de Paulo Bauer (PSDB), como candidato ao Senado.

Já em Criciúma, são dez que disputam a Alesc, oito a Câmara dos Deputados, um vice-governador - Ederson da Silva (PSTU), na chapa de Ingrid Assis (PSTU), e um segundo suplente, Pedro Angelo, também na coligação do PSTU.

No Extremo Sul, são 11 candidatos a deputado estadual e cinco a federal. Araranguá tem o maior número: sete a estadual e três a federal. Depois vem Sombrio, com dois a estadual e dois a federal, e Balneário Arroio do Silva, com dois concorrentes à Alesc.

Na AMUREL, há uma curiosidade. Cconforme a lista do TRE, Carlos Moisés da Silva, o Comandante Moisés, que concorre a governador pelo PSL, tem domicílio eleitoral em Tubarão. Ele comandou o Corpo de Bombeiros da cidade por vários anos, o que causou esse vínculo com a cidade. Ao Senado concorre Lucas Esmeraldino (PSL) e o primeiro suplente de Esperidião Amin (PP), Geraldo Althoff (PSD). O candidato a segundo suplente é Ronaldo Ribeiro, do PCO. A cidade ainda conta com sete concorrentes à Alesc e quatro à Câmara Federal.

Imbituba conta com um candidato a segundo suplente, Beto Martins (PSDB), de Jorginho Mello (PR). Há ainda quatro disputando a cadeira de deputado estadual e dois de federal.
Em Laguna, são quatro que disputam a Alesc e um a Câmara; Braço do Norte tem dois a estadual e um  a federal; Gravatal, Pescaria Brava e São Ludgero com um concorrente cada à Assembleia Legislativa.

Veja a lista completa e confira outros detalhes em A Tribuna.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito