“Ele está tão feliz. Aplaudindo todo mundo”. O testemunho de Janice Maria Bozello, moradora do Rio Maina, durante o 11º Festival Regional Nossa Arte, promovido pelas Apaes da região no Teatro Elias Angeloni, resumiu o sentimento do filho Tiago Ignácio, de 27 anos, aluno desde sempre da Apae Criciúma. “Desde um aninho ele frequenta lá e sempre foi muito bem atendido”, elogia.
O festival movimentou mais de 500 alunos das Apaes da região carbonífera em dois dias de apresentações. “Isso é maravilhoso, eles se sentem muito incluídos, tanto os que sobem no palco quanto os que ficam aqui na plateia”, emenda Janice, enquanto uma peça teatral era apresentada com o talento dos apaeanos recebendo aplausos. “Mas ele gosta é de cantar”, revela a mãe, sobre o filho Tiago.
Uma grande oportunidade
Levar os alunos da Apae para se apresentar ao público, como feito nesta quarta e quinta-feira, representa um diferencial na educação dos estudantes. “Acontece de três em três anos esse festival, e eles esperam com muita ansiedade, ensaiando nas aulas de Artes nas escolas”, confirma a conselheira da Apae regional, Neiva Maria Borges Mezzari. “Os números que são selecionados aqui vão participar da etapa estadual no ano que vem em Joinville”, acrescenta.