A competição de tiro curto proporciona rodadas finais eletrizantes. No Catarinense, não é diferente: das 12 equipes, cinco têm chances de queda e cinco ainda lutam por classificação na última rodada, disputada nesta quarta-feira, 21. Seis times estão garantidos na fase final da competição, equanto nenhum está matematicamente rebaixado.
Criciúma, Hercílio Luz, Concórdia e Figueirense lutam para não cair junto com o Metropolitano. Os quatro clubes também podem sonhar com a classificação às quartas de final, disputando as duas vagas em disputa ainda contra o Joinville.
Pelo lado do Tigre, não basta apenas fazer a sua parte para escapar do rebaixamento. Com oito pontos, precisa necessariamente vencer o Avaí, no estádio Heriberto Hülse, e torcer para um tropeço de Hercílio Luz, Concórdia ou Figueirense.
Hercílio Luz ou Concórdia podem até empatar seus jogos contra Joinville, em casa, e Juventus, fora, respectivamente. Se os dois vencerem, o Criciúma precisa de uma derrota do Figueirense para escapar do rebaixamento.
Para o lanterna Metropolitano, a conta é quase impossível de fechar. No entanto, o Crocodilo ainda tem chances matemáticas de escapar do provável rebaixamento. Para isso, precisa vencer a já classificada e líder Chapecoense, na Arena Condá.
Precisa também de uma derrota do Tigre - em caso de empate do Criciúma, teria que tirar uma diferença de três gols de saldo - e do Hercílio Luz. Assim, chegaria aos nove pontos, empataria com o time de Tubarão no número de pontos e ultrapassaria no saldo.
A situação mais "tranquila" na luta contra o rebaixamento é do Figueirense. Para o time da capital cair, teria que perder em casa para o Marcílio Dias - já classificado às quartas, mas de olho em uma possível vaga entre os quatro, o que lhe permitiria decidir em casa.
Além de ser derrotado, para o Figueira cair seria necessário ao menos um empate do Concórdia contra o Juventus em Jaraguá do Sul e vitórias do Hercílio Luz contra o Joinville, em Tubarão, e do Tigre contra o Avaí, em Criciúma.
Em caso de empate, o Figueira até poderia ser rebaixado, mas para isso o Tigre teria que tirar uma diferença de quatro gols de saldo - ou seja, golear o Avaí por quatro gols. Para essa combinação fechar, o Hercílio Luz e o Concórdia também teriam que vencer os confrontos.
Para conquistar uma improvável classificação, o Tigre tem que confiar na matemática. É imprescindível vencer o Avaí e torcer para tropeços de Figueirense (derrota), Concórdia (empate ou derrota) e Hercílio Luz (empate e derrota). Com essas três combinações, saltaria de 11º para oitavo e enfrentaria a Chapecoense nas quartas de final.
O Joinville está com um pé nas quartas de final: basta um empate contra o Hercílio Luz em Tubarão. Se perder, Figueirense e Concórdia teriam que vencer os duelos, jogando o Jec para a nona colocação. O Figueira também pode confirmar a classificação com derrota ou empate, desde que o Concórdia não faça mais pontos e o Hercílio Luz não vença o Jec.
Jogos*
Criciúma x Avaí - estádio Heriberto Hülse
Hercílio Luz x Joinville, estádio Aníbal Costa
Juventus x Concórdia, estádio João Marcatto
Figueirense x Marcílio Dias, estádio Orlando Scarpelli
Chapecoense x Metropolitano, Arena Condá
Brusque x Próspera, estádio Augusto Bauer
*Todos os jogos serão disputados às 21h30 desta quarta-feira, 21