O coronavírus chegou em Santa Catarina, com a confirmação de dois casos importados em Florianópolis: um homem de 34 anos vindo dos Estados Unidos e uma mulher de 28 anos oriunda da Holanda. Por isso, o Governo do Estado reforça orientações de prevenção e as preocupações se espalham pelos mais diversos segmentos.
No futebol não é diferente. O Criciúma está colocando em prática uma série de ações preventivas no CT Antenor Angeloni. Panfletos informativos foram distribuídos e álcool gel está ao alcance em todos os dormitórios e setores do clube.“Procuramos aqui reduzir ao máximo o risco de contagio no local de trabalho. O vírus tem uma grande capacidade de disseminação, e nós, como profissionais de saúde, temos a obrigação de conter essa propagação. Outras medidas estão sendo estudadas para reduzir os riscos durante as viagens da equipe profissional, como comportamentos em hotéis e disponibilização de álcool gel individual para os atletas”, afirmou o médico Ricardo Furtado, que atende no Tigre.
O clube anunciou, ainda, suspensão por tempo indeterminado dos encontros para avaliações de atletas para categorias de base.
No Estado, sem suspensões
Durante entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, 12, o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, foi questionado se há alguma ideia de suspensão de eventos esportivos, como o Campeonato Catarinense que tem rodada nesse fim de semana. "Neste momento não temos indicativo para isso (cancelamento da rodada). Essa indicação vai permanecer conforme a evolução, novas decisões poderão ser adotadas. Não estamos falando sobre jogos com ou sem público, no momento atual o estado entende que não necessitamos resguardar ou contingenciar a circulação de pessoas pelo quadro epidemiológico atual", destacou.
Conmebol adia
As repercussões internacionais no meio esportivo chegam à América do Sul. A Conmebol anunciou, na tarde desta quinta, a suspensão de todos os jogos da Copa Libertadores por tempo indeterminado, a partir da próxima semana. Os jogos de hoje, como o clássico entre Grêmio e Internacional em Porto Alegre, estão mantidos.