“Salvar um negócio é, sim, salvar vidas”. Esta foi a mensagem que a palestrante, consultora e diretora da Ponto de Referência, Mônica Pontalti, passou durante mais uma edição do Café de Ideias, evento realizado mensalmente pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma. Na oportunidade, a convidada evidenciou a importância de oferecer uma boa experiência de venda ao consumidor. “O seu jeito de conversar, de abordar o cliente, pode mudar completamente o dia dele. É preciso se interessar pelo outro, falar com gentileza, olhar nos olhos. É vital ter respeito por todas as pessoas que fazem parte desta cadeia, especialmente neste momento em que estamos vivendo, onde o estresse está cada vez mais alto”.
Mônica também destacou a importância de reconhecer o colaborador. “Mas reconhecer genuinamente! Geralmente os atendentes são parabenizados pelas metas de vendas, mas o bacana mesmo é parabenizar pelo seu esforço. Isso mostra que o empregador observa as pequenas coisas que eles fazem”, diz ela, ao complementar: “dessa forma, eles terão prazer em atender bem, consequentemente farão isso sempre, e cada vez melhor. São essas pequenas coisas que fazem o negócio ter continuidade, sobrevivendo aos desafios que surgem à nossa frente todos os dias”.
O presidente da CDL, Tiago Marangoni, aproveitou a oportunidade para, além de agradecer a disponibilidade de Mônica, evidenciar o esforço da instituição neste momento tão atípico. “A CDL é uma entidade muito representativa, por isso tem a grande responsabilidade de trazer conteúdo relevante e informativo”. Tiago ainda enfatizou a mobilização da entidade junto ao poder público. “Estamos fazendo o que está ao nosso alcance para passar por tudo isso bem, saudáveis e garantido emprego e renda à população. É preciso se capacitar, oferecer um bom atendimento e melhores experiências, para que os clientes voltem e os negócios continuem prosperando”, conclui.
Dicas valiosas de quem é especialista na área:
Durante o encontro, Mônica evidenciou alguns pontos importantes para salvar a vida dos negócios:
- O cliente não tem sempre razão, mas ele sempre tem as suas razões. É importante avaliar porque determinada situação aconteceu e, se for algo ruim, analisar o que deve ser feito para que ela não se repita.
- É preciso se antecipar. O que pode ser feito ou oferecido para fidelizar o cliente?
- Deve-se ter muito claro até onde cada funcionário pode ir. Dar autonomia, mas sempre seguindo um fluxo interno. Porque nada irrita mais um cliente do que o famoso “jogo de empurra”.
- Estabeleça um ritual de conversa com a equipe. Uma coisa é informar, outra é ouvir. Ouça, olhe nos olhos, dê atenção, isso é vital para a perenidade do seu negócio.
- Tenha respeito, mostre o quanto se importa com a vida do outro. Respeite todos os protocolos, respeite a diversidade de todas as formas.