A criciumense Emanuely de Oliveira foi uma das 12 atletas convocadas pela Seleção feminina de basquete do Brasil para o torneio qualificatório do Pré-Mundial. A competição acontecerá em Ruanda, dos dias 19 a 25 de agosto. A técnica Bruna Rodrigues anunciou os nomes nesta quinta-feira (15).
Após duas semanas de treino, as atletas vão em busca do título que dá uma vaga no Pré-Mundial, que classifica ao Campeonato Mundial Feminino de Basquete 2026. A convocação reuniu apenas jogadas que atuam no Brasil.
Emanuely atualmente está no Sesi/Araraquara, nesse ano ela foi campeã da Liga de Basuqete Feminino e fez parte do quinteto ideal da competição. Em 2023, ela fez parte da equipe que foi campeã da Copa América. Ela começou a carreira em Criciúma jogando pelo time feminino da Sociedade Recreativa Mampituba/Fundação Municipal de Esportes (FME)/ Criciúma/SATC que tem a participação da treinadora Luana Scaini Minotto.
O campeonato reunirá 16 seleções, divididas em duas competições paralelas com oito times. Na fase de grupo o Brasil enfrenta Hungria, Filipinas e Senegal. Já nas semifinais, cruzam com a chave de Ruanda, Argentina, Líbano e Grã-Bretanha. Apenas quem vencer o torneio vai ao Pré-Mundial.
O qualificatório de Ruanda, porém, não é o único caminho ao Pré-Mundial. O Brasil também poderá se classificar através dos torneios continentais. Serão seis vagas no Pré-Mundial para os times da AmeriCup 2025. Antes disso, as brasileiras precisarão se garantir na AmeriCup, ficando entre as três primeiras do Campeonato Sul-Americano Feminino de Basquete 2024.
Já o Pré-Mundial terá 24 seleções participantes. A competição ocorrerá em março de 2026, distribuída em quatro mini-torneios paralelos. Serão determinados 11 classificados para o Mundial 2026. Embora já garantidos no Mundial, a anfitriã Alemanha e os quatro campeões continentais também participarão do Pré-Mundial.