Conquistar o lugar mais alto no pódio brilha os olhos de todos os esportistas que decidem transformar o hobbie em profissão. Nem sempre o caminho é fácil, mas a determinação é, sem dúvida, uma das principais chaves do sucesso. Consagrando o nome nessa missão, Mateus Rosa, forquilhinhense de 26 anos, tenta se destacar como corredor e busca patrocínio para alcançar competições internacionais.
O jovem é educador físico e teve o primeiro contato com competições em 2018. Ele trabalhava em uma academia e seu chefe o incentivou a participar de uma corrida, que se tornou a primeira de muitas. “Foi onde eu me interessei. O intuito da prova é superação”, contou. “Não conhecia nada, não estava preparado, mas sempre tive um espírito esportivo”, completou.
A prova foi realizada em Itapema, na beira-mar, e contou com a participação de atletas de alto rendimento vindos de todo o Brasil. No total, o percurso teve 5 quilômetros e 20 obstáculos. “Pra mim foi uma das provas mais difíceis, pela falta de experiência, mas pelo percurso também. Eu fiquei muito cansado, foi a pior sensação que eu já tive, literalmente, eu só queria chorar, mas fiquei muito contente com a minha colocação”, comentou o atleta.
Em sua primeira prova, Mateus alcançou o 3° lugar na sua categoria. “Foi onde me motivou a continuar esse tipo de prova. Eu vi que eu conseguia ter um potencial na corrida, conseguia fazer algo diferente, e algo que eu fosse bom. Eu sabia que eu podia ir além!”.
A última corrida que competiu foi a maior que já participou, contando com mais de mil atletas. Mateus alcançou o primeiro lugar. Em novembro deste ano, ele participará da maior corrida do Brasil, a Braves, que vai acontecer no Paraná.
Corridas internacionais
Ao todo, ele já participou de nove corridas, sendo que em sete delas alcançou o pódio. Hoje, a meta é participar de competições nacionais e internacionais, mas, para chegar lá o custo é alto. Além de treinamento intenso, Mateus precisa investir no valor do deslocamento, estadia e inscrição. E, para isso, o atleta busca incentivo financeiro.
“Meu foco, ano que vem, é ir pra provas grandes. São provas que acontecem, dificilmente, no Brasil, mas, às vezes, no Chile, esses lugares. É uma prova que acontece no mundo inteiro. Por isso, esse ano, meu foco é treinar, treinar e buscar apoio e patrocínio pra ver se eu consigo uma boa colocação lá fora”, concluiu.
Para tornar o sonho de Mateus realidade e ajudar de alguma forma, é possível entrar em contato através dos telefones 48 9 8843-2363 (Mateus) ou 48 9 9669-6232 (Luana, esposa).