Aconteceu na segunda-feira (26) uma audiência pública estadual, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Contou com presidentes de dez DCEs de universidades comunitárias e particulares de diferentes regiões do estado, além do presidente e o secretário executivo do sistema Acafe. Em entrevista ao Programa Adelor Lessa, a deputada estadual Luciane Carminatti falou sobre as bolsas do Artigo 170.
Em pauta a PEC 005.3/2017. “Ela diminui em 90% as bolsas em universidades para 50% e as particulares aumentam de 10% para 50%. A audiência de ontem a noite veio neste contexto, com estudantes de todo o estado”, afirmou a deputada. A maioria dos presentes votou pela rejeição da proposta.
Antes de ser aprovada, a PEC passa por duas comissões de análises e ainda não possui data para ir a votação. “Com o atual percentual daria para triplicar o número de bolsas para todas as universidades. É diferente lidar com uma universidade comunitária e uma universidade particular. Dinheiro público deve ir para universidades públicas, mesmo que não estatais”, completou a deputada.
Confira a entrevista na íntegra: