O Ministério Público Federal e a Justiça Federal irão promover audiência pública para divulgar os resultados do 10º Relatório de Monitoramento Ambiental da Ação Civil Pública do Carvão (ACP). O evento acontece na quinta-feira (24), às 19h, no auditório da Satc.
Os dados informam a evolução dos indicadores ambientais, ligados com a recuperação das áreas degradas por mineração de carvão no passado. Estes locais estão sendo recuperados pela ACP do Carvão. São antigas minas a céu aberto, subsolos e bocas de minas, que vem causando impactos no meio ambiente, prejudicando os recursos hídricos, da fauna e da flora.
A audiência pública busca esclarecer a população os avanços da ACP, indicando as atividades que estão por vir. Os presentes poderão interagir diretamente com os técnicos responsáveis pela recuperação destes locais.
O projeto irá recuperar seis mil hectares de área degradada, divididos em 289 áreas e aproximadamente mil bocas de mina. As bacias hidrográficas do Rio Araranguá e Rio Tubarão estão sendo beneficiadas.