Na próxima quarta-feira (28) será realizada uma Audiência Pública, na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Criciúma (APAE), no bairro Pinheirinho, para discutir a criação de um Dia Municipal de Prevenção a Deficiência em Criciúma. A data seria incluída no Calendário Oficial de Datas e Eventos da Cidade.
A APAE já atua na prevenção e conscientização de deficiências e a criação do data ajudaria neste quesito. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% dos casos de deficiência poderiam ter sido evitados, caso houvesse um trabalho prevenção efetivo.
“Baseado neste dado, começamos a pesquisar medidas simples que podem ser feitas antes e depois de engravidar e após o nascimento”, comentou Márcia Felisbino, fisioterapeuta que atua na programa de Prevenção da APAE Criciúma.
Segundo Márcia, as pessoas estão deixando de usar preservativo durante as relações sexuais o que leva a doenças sexualmente transmissíveis. “Estamos começando a ter crianças que contraíram deficiências intelectuais e físicas em função destas doenças”, contou.
A fisioterapeuta destacou ainda a importância da mulher se preparara para a gravidez. “São dicas simples. Nós vamos em cursos de novos, em escolas, principalmente com adolescente, dando palestras, entregando cartilhas e tirando dúvidas”, explicou.