Fruto de uma parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Associação Catarinense de Magistrados (AMC), o programa Novos Caminhos muda a vida de crianças que estão em instituições de acolhimento, levando qualificação através de educação básica e profissional.
A líder do programa, Rosana Baron Zimmer, conta mais sobre a iniciativa. "Essa parceria iniciou-se com uma demanda que veio do Tribunal de Justiça, com a Associação dos Magistrados, e, claro, com o tempo a gente trouxe mais outros parceiros, como Fecomércio, CIEE, FAESC, a OAB, então, são muitos parceiros que fazem toda a diferença. Inspirado no nosso modelo de 11 anos de programa, ele começou a se nacionalizar no ano de 2023. Então, a gente está aí, por meio do Conselho Nacional de Justiça, fazendo toda a parte de sensibilização e mentoria dos demais Estados para implantar esse programa", comenta.
Rosana fala, ainda, sobre o crescimento da abrangência do programa. "Além de Santa Catarina com esse modelo, cinco Estados já instituíram e mais onze Estados estão já em negociação para a gente assinar um termo de cooperação técnica", afirma.
Ouça na íntegra a entrevista da líder do programa Novos Caminhos, Rosana Baron Zimmer, ao Programa Adelor Lessa na Rádio Som Maior: