O vereador de Criciúma, Nícola Martins (PL), apresentou, nesta semana um estudo em suas redes sociais, referente à variação do PIB per capita nas três associações municipais do Sul Catarinense (Amesc, Amrec e Amurel). No estudo, uma das regiões preocupa pelo baixo crescimento, registrando, inclusive, quedas em municípios. "A gente tem que analisar regionalmente, mas quando a gente olha regionalmente, a gente vê a Amrec praticamente toda marrom, só Içara desponta um pouquinho, Forquilhinha também", afirma o vereador, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior, nessa sexta-feira (15).
Para resolver o problema e aumentar o PIB de Criciúma, Nícola foca na geração de valor agregado. "A gente precisa fazer com que nossa cidade cresça, atraia novos investimentos e gere valor agregado aqui dentro. A gente precisa trazer inovação, tecnologia, qualificar nossa mão de obra e fazer com que essas pessoas que vivem na nossa cidade aumentem o seu poder de compra", acredita.
Ainda, o vereador pretende realizar um novo estudo pautado na população da região. "Eu quero ver o IDH agora da região, fazer essa evolução também. O máximo possível que a gente conseguir fazer essa evolução, já estamos começando a elaborar", revela.
Apresentação de currículos
Nesta semana, Nícola protocolou uma solicitação para um novo Projeto de Lei, que obriga a apresentação do currículo de todos os cargos comissionados. "Pra não dizer que eu estou preservando a Câmara, na Câmara também vai ter que fazer. O projeto agora vai passar pelas comissões, mas eu trouxe pra que seja aprovado", adiciona.
Ouça, na íntegra, a entrevista do vereador Nícola Martins (PL), ao Programa Adelor Lessa: