O vereador Duca Zata (PP) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Içara para o biênio 2025-2026. O parlamentar, que está no terceiro mandato consecutivo, foi escolhido por unanimidade entre os vereadores para à condução do Poder Legislativo içarense.
Duca diz que o resultado obtido na eleição é fruto de dedicação e articulações ao longo do tempo. "A gente sabe da responsabilidade que tem a Presidência da Câmara, mas no momento que eu fui concorrer, lá em 2022, eu estava Secretário de Assistência Social e, naquele momento, nós tínhamos sete votos e eles tinham oito. Então, por um voto não logramos êxito para a presidência, para a composição da mesa. Mas a gente sabe que tudo é questão de tempo, nada é quando a gente quer. Tem que ser realmente quando a gente planta e quando colhe, e em 2025, agora na virada ali dia primeiro de janeiro, a gente teve a grata surpresa de unanimidade, tanto para a composição da mesa, para os secretários e os vice-presidentes, quanto para a presidência", explica.
O novo Chefe do Poder Legislativo em Içara destaca o apoio recebido da Prefeita Dalvania Cardoso e reconhece que será preciso fazer mais do que já foi feito nos últimos quatro anos. "Obviamente, também, a parceria com o Executivo na pessoa da prefeita Dalvania e do vice Alex Michels, muita responsabilidade nas tratativas, nas conversas. A gente sabe que vem de um governo de quatro anos com muita entrega, com muito trabalho, mas que agora é um momento diferenciado, a gente sabe que a régua subiu, como diz a Prefeita. Mas agora a gente já sabe como plantar pra depois lá na frente mais uma vez tentar colher com muita responsabilidade, transparência e principalmente pensando cada vez mais no nosso munícipe", afirma.
O objetivo de servir à cidade deve ser colocado acima da polarização política, segundo o Vereador. "A gente trabalha algo bem importante, principalmente na política, que muitas vezes as pessoas não entendem, que são pessoas brancas, pretas, de responsabilidade. Não é um discurso de direita, de esquerda, de vermelho, de azul, é um discurso de pessoas, de brasileiros de Santa Catarina, de pessoas catarinenses que nasceram em Santa Catarina, de criciumenses, de içarenses, porque nós somos cidade filha de Criciúma. A grande maioria ainda nasceu em Criciúma. Quem nasceu antes da década de 80 nasceu em Criciúma, a grande maioria", esclarece.
Ouça na íntegra a entrevista do Presidente da Câmara Municipal de Içara, Duca Zata, ao Programa Adelor Lessa na Rádio Som Maior: