O deputado federal e coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, Pedro Uczai (PT), destacou os avanços obtidos na reunião dessa quarta-feira (23), realizada em Brasília com o ministro dos transportes Renan Filho, que definiu os encaminhamentos para o Morro dos Cavalos. Segundo destacado por Uczai, uma fala de Renan empolga para o futuro da rodovia.
"O ministro diz, literalmente, que se tem uma obra prioritária na renovação da concessão, essa obra se chama Morro dos Cavalos", revela Uczai, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior, nesta quinta-feira (24).
Nesta quinta, o relatório para a obra do Morro dos Cavalos, da ANTT, será entregue ao Tribunal de Contas da União. "Com a entrega do relatório para o Tribunal de Contas da União, começa a contar 120 dias. Nesses 120 dias poderá ter alterações, poderá ter novas sugestões das obras prioritárias, porque vai ter prazo, custo de investimento das obras e a consequência para o pedágio", explica o deputado. Após isso, o projeto segue para a B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, onde será definido se a atual concessionária, a Arteris, continuará responsável pelas obras ou se uma nova empresa assumirá.
Na reunião, a proposta do contorno, apesar de menos avançada, agradou mais ao ministro. "O ministro acolheu uma ideia do governador, apresentada pelo secretário de infraestrutura, colocando a possibilidade de um contorno. Então ficou encaminhado em relação a isso, tem o tema do túnel, que tem projeto, já teve licença ambiental, já teve a permissão e a autorização da comunidade indígena", informa o coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense.
Segundo Uczai, o túnel é orçado em R$ 2 bilhões, enquanto o contorno, em estimativa preliminar, teria custo de R$ 300 milhões. “Se for um valor desse que é possível tecnicamente por esse caminho, o governo não só vai se opor, como vai acolher a proposta”, afirmou, citando posicionamento do ministro dos Transportes.
O projeto apresentado pela ANTT inclui a opção do túnel para a rodovia, por estar em uma parte mais adiantada em relação à proposta do contorno viário. "Em princípio, o relatório acolhe o projeto do túnel, que tem projeto técnico, que tem autorização ambiental lá para o passado e que tem autorização da comunidade indígena. Agora, nesses 120 dias, tem a possibilidade de incluir essa outra opção, que é o contorno. O que o ministro deixou bem claro, não há divergência entre uma ou outra obra", revela.
Ao final da entrevista, o deputado reforçou a importância da união das autoridades catarinense em prol da rodovia. “Ontem, historicamente, o ministro colocou o Morro dos Cavalos como a prioridade número um na renovação da concessão da BR-101”, concluiu. "Eu acredito que o sul catarinense pode olhar esse horizonte dessa solução definitiva do Morro dos Cavalos", finaliza.
Ouça, na íntegra, a entrevista do deputado federal e coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense: