Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

((Áudio)) Arrancada de Caminhões em Arroio do Silva pode não ocorrer em 2025

Mudança na exigência de licença ambiental coloca o evento em risco

Por Eduardo Tartarotti 18/02/2025 - 10:43 Atualizado há 3 horas
Foto: Bianca Goulart
Foto: Bianca Goulart

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Arrancada de Caminhões, a mais tradicional festa da praia do sul catarinense, está com a sua edição de 2025 em risco. O motivo é a suspensão da licença ambiental do evento por parte do IMA, com base no cumprimento de uma sentença que tramita na Justiça Federal. 

Evandro Scaini, Prefeito de Balneário Arroio do Silva, cidade onde acontece o evento, explica a situação. "A gente teve uma surpresa dsesagradável no dia 19 de dezembro, com a suspensão da licença ambiental por parte do IMA através de uma determinação do Juiz Federal do Meio Ambiente de Criciúma, suspendendo o modelo de licença que nós temos há mais de 14 anos, que é o modelo de licença estabelecido pelo Consema, pelas leis estaduais de meio ambiente e também pelo IMA. Deliberaram suspendendo a licença, que tem validade até 2026, determinando que o município faça um EIA/RIMA, um modelo de licença mais complexa e demorada e que, pela lei, não se enquadra para o evento", detalha.

Ao Programa Adelor Lessa, o prefeito disse ainda esperar que as burocracias envolvendo o licenciamento não impeçam o evento de acontecer nesse ano. "Nós vamos tentar provar para a Justiça Federal de que o município nunca fez, não quer e não vai fazer nada de errado. Tanto que, mesmo não concordando com a decisão, nós já contratamos a Unesc para fazer o Termo de Referência do EIA/RIMA, só que isso leva dois anos para ser concluído. Nós não podemos ficar dois anos sem a Arrancada de Caminhões. Então, a gente quer provar pro Juiz Federal que vai cumprir tudo que foi determinado, mas a gente precisa realizar o evento durante esse período com a autorização ambiental que a gente tem hoje", argumenta.

Ouça na íntegra a entrevista do Prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, ao Programa Adelor Lessa na Rádio Som Maior:

 

 

 

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito