Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

[Áudio] Celesc avalia operação Limpa Fios e projeta melhorias para próximas ações

Soluções para minimizar impacto no trânsito em ações futuras

Por Bianca Mesquita 07/04/2025 - 13:45 Atualizado há 7 horas

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A operação Limpa Fios continua a ser trabalhada e tem dado os primeiros passos no processo de retirada de fios. Segundo Maike Silva, gerente regional da Celesc, a ação foi bem-sucedida, mas houve alguns desafios que devem ser corrigidos nas próximas etapas. A Celesc já agendou uma reunião para o dia 11 de abril com a Prefeitura e outras entidades envolvidas, onde será feita uma revisão do trabalho realizado até agora e o planejamento para as próximas ações. Maike também adiantou que uma nova etapa da operação deve acontecer no final de abril ou início de maio, com novos locais sendo contemplados.

A primeira fase da operação foi realizada na Rua Marechal Deodoro, no centro de Criciúma, e contou com a retirada de mais de uma tonelada de cabos em um trecho de 300 metros. Embora a ação tenha sido positiva, Maike explicou que alguns problemas surgiram durante o processo. "No início, tivemos dificuldades com a segurança. Alguns cabos estavam energizados, o que exigiu a desconexão, era um risco para a equipe, por isso tivemos o atraso na liberação inicial", comentou o gerente.

Outro ponto que foi identificado como um desafio foi o impacto no trânsito. Durante a operação, o fluxo de veículos na área foi afetado, o que gerou congestionamento. "Mas para as próximas a gente já tem novas estratégias para aliviar também essa questão do trânsito, para a gente avançar por mais um trecho, não somente 300 metros, mas quem sabe chegar a 500, a 1 quilômetro em cada uma das ações e a gente seguir da melhor forma", afirmou Maike.

Uma Alternativa

Enquanto a fiação subterrânea ainda não é viável em larga escala, Maike afirmou que a Celesc tem investido em alternativas mais eficientes e menos visíveis, como a rede compacta e multiplexada. "Temos implantado no município de Criciúma, na Rua Joaquim Nabuco, por exemplo, toda a rede compacta e multiplexada. Isso ajuda a aliviar a questão visual das cidades, com os cabos organizados de forma mais compacta nos postes", concluiu.

Com o planejamento contínuo para minimizar os impactos do trânsito e melhorar a infraestrutura, a Celesc segue comprometida com a melhoria da cidade, buscando alternativas para solucionar o problema da fiação exposta e garantir mais segurança para a população.

Previsão de Término da Operação

Em relação ao cronograma da operação, Maike revelou que a Celesc prevê a execução da operação Limpa Fios até o final deste ano. "Nosso contrato inicial para assinatura da operação Limpa Fios prevê seis meses de operações quinzenais, então acreditamos que até o fim do ano, em outubro, novembro e dezembro, estaremos envolvidos nessas ações", afirmou.

Ouça, na íntegra, a entrevista com Maike Silva sobre a operação:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito