O balanço da Polícia Militar para o ano de 2024 registrou uma grande queda no índice de roubos, em Criciúma. Em relação ao ano de 2023, os números sofreram uma queda de 37%. O roubo se caracteriza pela tomada de um bem por meio do uso da violência ou ameaça.
A maior queda nos roubos ocorreu no mês de janeiro. Além disso, outros crimes violentos, como homicídios, também registraram baixas neste ano. "Nesse segundo semestre de 2024 nós tivemos dois homicídios apenas. Estamos há mais de 100 dias sem homicídios na cidade de Criciúma. São crimes que tem uma correlação, onde há violência, em que há o emprego de arma de fogo", ressalta o tenente-coronel do 9° Batalhão de Polícia Militar, Mário Luiz Silva, ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior.
Um dos principais motivos para a redução é a retirada de armas de fogo de circulação. "O primeiro componente que a gente pode ter a certeza, é de que há uma atuação muito intensa na retirada de arma de fogo das mãos dos marginais", avalia o tenente-coronel.
Ouça, na íntegra, a entrevista do tenente-coronel ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior: