Por conta da baixa cobertura, a faixa etária para a vacinação contra a dengue em Santa Catarina foi ampliada por decisão da Secretaria de Saúde do Estado. Agora, o grupo de beneficiados, que era das crianças até os cinco anos, passou para os adolescentes de 16. A decisão foi tomada na sexta-feira (7).
Segundo o secretário de saúde de SC, Diogo Demarchi, o momento para a ampliação da faixa é etária e este. "Não adianta ampliar a faixa etária no final do ano, a dengue acontece agora. Então se eu for vacinar a primeira dose agora em fevereiro, a segunda dose vai ser pra abril ou maio, que é onde vai estar o pico da doença. Eu não vou esperar o Ministério da Saúde tomar essa decisão de ampliação, sendo que nós temos maturidade suficiente em Santa Catarina", conta, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior.
Dengue em SC
Nos últimos anos, o estado voltou a registrar um número alto de casos da doença. "Desde 2022 a dengue está atuando de uma maneira muito forte em Santa Catarina. Nós tivemos em 2024, 340 mortes, em 2025 ainda não houve nenhum óbito confirmado, nós temos quatro óbitos em investigação, no ano de 2025, 4.400 casos prováveis da doença", informa Demarchi.
Ouça, na íntegra, a entrevista do secretário ao Programa Adelor Lessa: