O Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) de Içara faz uma Força-Tarefa no município, juntamente com a Polícia Militar e a Defesa Civil Municipal. A razão é um planejamento de ações em apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Lisy Barcelos, coordenadora do Creas, falou sobre a iniciativa ao Programa Adelor Lessa. "Como todos sabem, Içara está numa região muito movimentada, porque a gente está próximo à BR-101, e Içara tem crescido bastante em termos de população e também em desenvolvimento econômico, então, acaba trazendo outras questões também. Uma delas, essas pessoas em situação de rua. Então, nós nos reunimos aqui com a Polícia Militar, Defesa Civil, ONGs de proteção de animais, e também a Secretaria de Planejamento, e a gente iniciou uma Força-Tarefa em conjunto", explica.
A coordenadora falou também sobre a intenção de mapear e solucionar a questão no município. "A gente quer, na verdade, detectar os pontos da cidade que tem a maior incidência da permanência das pessoas em situação de rua. A gente também quer apontar, através de detectar esses espaços, algumas maneiras de diminuir a probabilidade do acesso a esses locais, com algumas medidas estruturais, com a parte educacional e também de encaminhamentos. O primeiro atendimento, claro, é estabelecer a dignidade humana. Isso é o carro chefe da assistência social. Com alimentos, com roupas, com banho, com encaminhamentos", descreve.
Ouça na íntegra a entrevista da coordenadora do Creas de Içara, Lisy Barcelos, ao Programa Adelor Lessa na Rádio Som Maior: