O projeto "Inclusão em Cena", contemplado pela Lei Aldir Blanc e executado pela Fundação Cultural de Criciúma, está levando para as escolas da cidade uma reflexão importante sobre bullying e inclusão. A ação, que mistura teatro e rodas de conversa, busca sensibilizar crianças e adolescentes sobre o respeito às diferenças e a convivência harmônica, sendo realizada durante todo o mês de abril. A presidente do projeto, Marielle Cardoso, explicou como a iniciativa funciona e o impacto que ela tem nas escolas.
“A arte me ajudou a encontrar meu lugar no mundo. Agora, quero que outras crianças e jovens tenham essa oportunidade, que vejam na cultura um caminho possível para seus sonhos”, afirma Maryele. As atividades promovidas pelo projeto incluem apresentações teatrais, rodas de conversas e debates sobre acessibilidade e inclusão. O objetivo é proporcionar uma experiência enriquecedora aos alunos, incentivando a reflexão sobre a importância da arte e do respeito às diferenças.
"A história do Flicts, que é o nosso personagem principal, onde ele tem o transtorno de aspecto autista e ele frequenta a escola só porque tem duas colegas de classe que acham ele estranho, digamos assim, entre aspas. Só que as duas começam a conversar entre si e começam a perceber que todo mundo tem uma diferença e resolvem inserir ele na roda das duas, na roda de amizade", explicou Marielle.
Inicialmente, a iniciativa contempla cinco escolas da região, levando teatro e cultura e formando não apenas espectadores, mas cidadãos mais conscientes e sensíveis às questões sociais. Com essa ação, Maryele Cardoso e o Teatro Jônatas João demonstram que a arte é um instrumento poderoso de transformação e pertencimento.
Escolas participantes:
E.M.E.B. Pascoal Meller - Santa Augusta
E.M.E.B. Dionísio Milioli - Ana Maria
E.M.E.B. Jorge da Cunha Carneiro - Próspera
E.M.E.B. José Contim Portella - São Sebastião
E.M.E.B. Professor Francisco Skrabski - Argentina
Ouça, na íntegra, entrevista com Maryele Cardoso: