O prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, defendeu a realização de um estudo técnico para avaliar a previsão do retorno de voos comerciais ao Aeroporto Diomício Freitas. A administração municipal assumirá a gestão plena do terminal a partir de 16 de abril. "É preciso que se faça um estudo técnico da previsão dos dois aeroportos, tanto o Diomício Freitas quanto o Humberto Bortoluzzi, em Jaguaruna. Esse estudo vai comprovar que o aeroporto de Forquilhinha tem mais condições técnicas, pela pista, pela estação meteorológica e pela segurança do Saer", afirmou o prefeito, em entrevista na manhã desta sexta-feira (14), ao Programa Adelor Lessa, na rádio Som Maior.
Neguinho destacou que a instalação da estação meteorológica, já em fase final, permitirá pousos e decolagens com mais previsibilidade, fator que diferencia o aeroporto de Forquilhinha de outros na região. Além disso, o prefeito pediu que a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) participe da análise técnica. "Vamos procurar a Acic para unificar o discurso e contratar um estudo de orientações. Precisamos ver o que realmente é viável, e hoje entendemos que o Diomício Freitas tem uma vantagem competitiva para obter voos comerciais", completou.
A expectativa da administração municipal é que, com os ajustes necessários e apoio do governo estadual, o aeroporto volte a oferecer voos comerciais para São Paulo, demanda antiga do setor produtivo do Sul de Santa Catarina.
Ouça na íntegra o que disse o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Goinçalves, o Neguinho: