Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

((Áudio)) Por que o preço do ovo subiu tanto?

Produto registrou um aumento de 22% no último mês em Santa Catarina

Por Davi Brabos 27/02/2025 - 16:08 Atualizado há 5 minutos
Foto: jcomp/FreePik
Foto: jcomp/FreePik

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em fevereiro, o ovo teve um significante aumento no seu valor no país todo, registrando uma valorização de 22% no estado de Santa Catarina, durante os meses de janeiro e fevereiro. Para entender o motivo do preço do produto ter subido tanto, Arthur Lessa recebeu o professor do curso de Ciências Econômicas da Unesc, Igor Martello Olson, no programa 60 Minutos. Uma das teorias para o aumento do preço dos ovos é o aumento do valor do produto nos Estados Unidos.

"Uma parte significativa do aumento do preço dos ovos nos EUA está associado hoje com algumas crises associadas à gripe aviária, isso impacta diretamente no mercado deles. Em termos associativos entre Brasil e EUA, nós podemos olhar para os preços dos insumos, tivemos um aumento no milho, no farelo de soja, e nas embalagens, que por consequência diminuem as margens do produtor e pressionam os preços no mercado. Então nesse sentido sim, existe uma associação", explica o professor, em entrevista.

Nos últimos meses, a exportação do produto para os EUA teve um grande crescimento, mas, segundo Olson, este dado não possui efeito potente para a situação registrada no Brasil. "De dezembro de 2024 para janeiro de 2025, houve um aumento de aproximadamente 60% nessa exportação. Porém, em termos percentuais do quanto se exporta pro quanto se espera produzir, é um percentual muito baixo. A não ser que esse aumento continue, não existe ainda um efeito significativo pros nossos preços aqui", conta.

Outro fator importante que pode ter ocasionado a valorização, é a época de começo de ano. "Todo início de ano a gente tem essa sazonalidade que faz com que o preço do ovo acabe aumentando, associado, dentre outras coisas, à quaresma. Dentro dessa sazonalidade, é comum que no final do ano o pessoal gaste um pouquinho mais, com algum tipo de proteína. Quando inicia o ano, voltam as aulas, né, existe uma pressão novamente, um aumento da demanda por esse tipo de produto como o ovo, e por consequência acaba também pressionando aí o preço", elabora o especialista.

 Ouça, na íntegra, a entrevista do especialista ao programa 60 Minutos:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito