Após várias audiências públicas para a reformulação do procedimento que foi aprovado pelo Colégio de Presidentes das Subseções e Conselho Estadual, nesta segunda-feira, 21, acontecerá a votação do Quinto Constitucional para a escolha da lista sêxtupla ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A auditoria inédita por meio de sistema eletrônico, estima 20 mil advogados com certificados digitais legitimados para participar do voto facultativo.
Serão escolhidos seis advogados, de 12 opções, e posteriormente encaminhados através da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ao Tribunal de Justiça (TJ) para o processo de definição do novo desembargar do fórum de Santa Catarina. Em entrevista ao Adelor Lessa nesta manhã, o presidente da OAB, Rafael Horn, destacou que o voto online é secreto e totalmente seguro.
“Ocorreu uma simulação de duas semanas dessa votação para os advogados se habituarem e chegarmos nesse momento histórico com expectativa de uma grande participação da advocacia, dando mais legitimidade a nossa lista sêxtupla que pretendemos enviar ao Tribunal de Justiça já nessa sexta-feira, após a homologação dos nomes dos candiados mais votados”, pontuou.
A partir dos seis nomes escolhidos na eleição da OAB, o governador Carlor Moisés, vai optar por um que será o novo desembargador do estado.