Em 2019 as escolas estaduais não oferecerão ensino integral para alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Em Criciúma a decisão afeta duas instituições de ensino: São Cristóvão e José de Patta. Quem está no segundo ou no terceiro ano poderá completar na forma como começou. A supervisora de gestão escolar da Gerência Regional de Educação (Gered), Andreia Custódio, explicou a decisão em entrevista ao Programa Adelor Lessa.
“Há alguns anos passamos por essa situação. Em outros anos conseguimos reverter a situação, esse ano não veio a orientação de fato. Não foi uma determinação da gerência, recebemos essa determinação da secretaria, para não abrir vagas aos primeiros anos”, explicou. Lembrou ainda que a situação não envolve apenas Criciúmas, mas sim o estado inteiro.
Andreia garante que o estado deve oferecer período integral a partir do ensino médio, enquanto o fundamental deveria ficar para a rede municipal. Segundo a diretora de gestão da rede de ensino em Santa Catarina, Marilene Pacheco, em alguns municípios já existe essa transição entre Governo do Estado e prefeituras.
“Aconteceu que algumas escolas fizeram uma avaliação ao longo de 2018 e algumas escolas e alguns pais não se adaptaram ao modelo de ensino ampliado. Já tínhamos esse ano apenas 11 escolas oferecendo o ensino fundamental, já estavam dando terminalidade, apenas três no primeiro ano, estamos avaliando o programa para ofertamos em 2020 com mais qualidade”, garantiu.