O consumidor tem percebido um aumento no valor da gasolina nos postos de combustível nas últimas semanas. Como a Petrobras não fez nenhum reajuste recente, a dúvida é de onde vem essa alta nos preços. Isso se deve ao aumento do álcool, tanto o hidratado, quanto o anidro, que é misturado com a gasolina.
O empresário do ramo de combustíveis, Beto Benedet explicou que o aumento é devido aos repasses do álcool. Segundo ele, 27% da gasolina é composta por álcool anidro e, em 2022, o aumento tem sido frequente, na última semana a alta foi acima de 7%. Em valores, isso deve refletir cerca de R$ 0,18, dependendo do posto de combustível.
“As pequenas distribuidoras estão tendo problema com a falta do anidro. Diminuiu a quantidade de anidro no país, porque estava aumentando o valor”, explicou Beto. Em relação a ajustes futuros, o empresário esclareceu que o acréscimo é indefinido. “Tudo isso é muito incerto. Nosso petróleo está atrelado a variação do dólar, então tudo vai depender muito de como vai reagir”, concluiu.