Anunciado na sexta-feira, 19, pela Petrobras, o aumento no preço dos combustíveis deve chegar as bombas dos postos nesta semana. O diesel sofreu um aumento de 8%, enquanto a gasolina teve o reajuste de 5%. É o segundo aumento consecutivo no preço da gasolina no mês de junho, acumulando 15% no mês. "Além do aumento da Petrobras, semana passada teve mais um aumento no biodiesel", lamentou o empresário Beto Benedet.
No valor final de venda, o diesel pode sofrer aumento de até R$ 0,22 por litro, enquanto a gasolina deve sofrer alteração de mais R$ 0,10. "A partir que os postos começarem a receber os novos estoques, vai aumentar o preço", prevê o empresário.
Melhora no movimento
Após a retomada econômica, o movimento nos comércios de combustível melhorou consideravelmente, mas ainda não é o mesmo de antes da paralisação. Algumas indústrias estão trabalhando em 50% da capacidade, escolas e faculdades sem funcionamento também afetam no volume de vendas. "Estamos trabalhando em torno de 70% a 75% do que era antes", avaliou.
A preocupação agora é com a aglomeração nas conveniências, principalmente nos finais de semana. "O pessoal se faz de díficil de entender e acaba extrapolando, mas a Polícia Militar está fazendo rondas, se fazendo presente", comentou.
Alguns comércios já estão adotando a pratica de não atender quem entrar sem máscara. Também não é mais permitido beber dentro das conveniências. "Estamos fazendo esse apelo. São questões que estamos adotando para evitar as aglomerações", concluiu Benedet.