A Circunscrição Regional de Trânsito de Içara (CIRETRAN) penalizou uma autoescola de Içara com suspensão temporária de atividades, por conta de vícios e inconsistências apresentadas em planilhas de aulas práticas de direção veicular, em candidatos à primeira habilitação.
Conforme o supervisor da CIRETRAN da Içara e agente de Polícia Civil, Saulo Costa, a determinação foi encaminhada após informações apuradas por meio de um Processo Administrativo instaurado pela Corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-SC).
“Como eram anotações inconsistentes nas planilhas, todas anotadas, em tópicos de quilometragem e datas que não seguiam uma sequência lógica, verificamos a situação na Ciretran quando os candidatos iam para o exame de volante. Então, encaminhamos para a Corregedoria, onde tudo foi apurado e a autoescola não conseguiu dar uma resposta satisfatória. Com isso, as aulas em questão foram anuladas e os candidatos as refizeram, mas a autoescola levou a penalidade”, explica Costa.
Atualmente, apenas para a categoria B é utilizada a comprovação biométrica. Segundo o supervisor da Ciretran, o acompanhamento das demais ainda é feito por meio de planilhas preenchidas à mão. “Nessas continuamos fiscalizando e se algum vicio é apresentado, não podemos permitir”, ressalta.
Após percorrer todos os recursos cabíveis, a autoescola de Içara em questão sofreu essa penalidade e manterá atividades suspensas até o dia 11 de janeiro. “É uma suspensão temporária, mas se continuar a persistir no problema, encaminharemos para um fechamento definitivo”, garante Costa.
A equipe de reportagem tentou contato com a autoescola suspensa, mas não obteve sucesso até o fechamento desta edição.