Chapecoense e Avaí enfrentam-se na tarde deste domingo, 23, na Ressacada, na primeira partida da final do Campeonato Catarinense. A bola rola a partir das 16h e o Timaço da Rádio Som Maior entra em campo, direto da capital catarinense, a partir das 15h.
Por ter a melhor campanha da primeira fase, a Chapecoense tem a vantagem de dois empates na decisão do campeonato. O clube busca o oitavo título e pela segunda vez tornar-se bicampeão consecutivo do Catarinense - feito realizado apenas nos anos 2016 e 2017.
Já o Leão da Ilha precisa de ao menos uma vitória para igualar-se ao arquirrival, o Figueirense, como o maior vencedor do Campeonato Catarinense - o Avaí tem 17 títulos e o Figueirense 18.
Os dois rivais deste domingo repetem a final de 2019, quando o Avaí sagrou-se campeão, após um empate no tempo normal na Ressacada em 1 x 1 e vitória por 2 x 0 - naquela temporada, o Catarinense era decidido em jogo único.
Na primeira fase desta edição, as duas equipes enfrentaram-se na segunda rodada, vitória por 2 x 1 da Chapecoense na Arena Condá. Naquela ocasião, a Chape foi comandada pelo técnico da equipe sub-20, Filipe Mattos, que escalou uma equipe mista, dando chance aos atletas mais jovens.
Para o confronto da semifinal, o técnico Mozart, que assumiu o clube já na fase mata-mata, após Umberto Louzer deixar Santa Catarina para ir a Pernambuco assumir o Sport Recife, disse ter apenas uma dúvida.
Os titulares poupados contra o Marcílio Dias devem retornar à equipe. Segundo Mozart, a motivação para o confronto é natural a qualquer decisão.
"A final por si só já te mobiliza, o quesito motivação talvez seja o que o treinador menos se preocupa. Meu foco é em quem colocar em campo e qual a melhor estratégia. Tentar neutralizar o que eles têm de bom", projetou o técnico em coletiva.
Do lado do Avaí, quem falou antes da decisão foi o volante Bruno Silva. "Nosso objetivo sempre foi disputar o título. Estou feliz e motivado, é sempre bom estar brigando pelo título para marcar o nome na história da equipe, mas claro que não ganhamos nada ainda", disse o atleta.
A bola rola a partir das 16h; a rádio Som Maior e o Portal 4oito iniciam a transmissão com o Arena Timaço a partir das 15h, com Denis Luciano. A narração é de Mário Lima, comentários de João Nassif e repórter Heitor Araujo.
Ficha Técnica
Avaí x Chapecoense
Horário: 16h
Local: estádio da Ressacada, em Florianópolis
Arbitragem: Luiz Augusto Silveira (Criciúma), auxiliado por Helton Nunes (Itajaí) e Alexandre Medeiros de Lodetti (Criciúma).
Avaí: Glédson; Edílson, Fagner Alemão, Betão e Diego Renan; Bruno Silva, Lourenço e Giovanni; Getúlio, Valdívia e Júnior Dutra. Técnico: Claudinei Oliveira.
Chapecoense: Keiller; Matheus Ribeiro, Derlan, Laércio e Busanello; Anderson Leite, Léo Gomes, Fabinho e Mike; Perotti e Anselmo Ramon. Técnico: Mozart.